Genética Picture

English Chinese Spain French Italian Dutch Norwegian Swedish Portuguese Taiwanese

Os cromossomas

Os cromossomos são organizados em pares, então se algum gene para a cor dos olhos está presente em um par de cromossomas logo tem um outro gene para cor dos olhos no mesmo local, no mesmo "locus", no outro cromossoma. Não é necessária a mesma predisposição em ambos cromossomas para certos tipos de cores de olhos, mas isso pode ser necessário em outros. Genes com funções similares são chamados homólogos.

Quando uma célula se divide, um número dobrado do número inicial de cromossomas é transpostado em cada divisão e cada cromossoma se divide em dois pela metade em grupos de dois. O par é mantido junto em um lugar chamado centrômero. Já que cada célula começa com duas cópias de cada cromossomo, isso significa que cada célula, antes de se dividir, tem 4 cópias de cada cromossomo. Os cromossomos do par original são similares, mas as duas cópias de cada cromossomo que são colocados juntos no centrômero, são identicos! Depois da duplicação, os centrômeros se alinham no alto do centro da célula, onde o centrômeros se separam: os dois cromossomas do par idêntico, agora finalmente se separam, se movem para lados opostos da célula. Como cada cromossomo se comporta da mesma forma, os cromossomos são divididos em dois grupos idênticos, cada grupo movendo para o lado oposto da célula para formar núcleos da célula filha. A parede celular é construída entre as duas células filhas e esse processo pode recomeçar repetidamente. Este tipo de divisão célular é chamado de mitose. Mas, durante a mitose a célula mãe se divide em duas células filhas idênticas, na qual ambas tem exatemente o mesmo par de cromossomos que a célula mãe.


Mitose:

Mitosis

Existe ainda um outro tipo de divisão célular: divisão reducional ou meiose. Durante a meiose o número de cromossomos é reduzido para que a célula filha contenha apenas metade dos cromossomos contidos na célula mãe, um cromossoma para cada par. Essas células com um único set de cromossomas são chamadas de haplóides (Grego: haploos=unitário). Células que tem pares de duplas de cromossomos, onde todos os cromossomos estão em pares, são chamadas de diplóides (Grego: diploos=duplo). Em organismos elaborados somente as gametas não são haplóides, células reprodutivas como óvulos e espermas, são haplóides. Se as gametas não fossem aplóides o número de cromossomos seria dobrado em cada geração.


Meiose:

Meiosis

Em muitos organismos, incluindo mamíferos, existem dois tipos de cromossomos masculinos que não formam um par homólogo. Eles são chamados cromossomas x e y. Durante a meiose, dois tipos de espermas são formados, um com um cromossoma x e outro com cromossoma y. As células das fêmeas contém dois cromossomas x e cada óvulo contém um desses. Quando um óvulo e um esperma se juntam durante a concepção os cromossomos são misturados e a ordem diplóide é restaurada. Um cromossoma de cada par de cromossomos é herdado da mãe e o outro do pai. O óvulo fertilizado começa á crescer por mitose. O sexo do novo organismo depende se o óvulo foi fertilizado por um cromossoma x, que gera femeas ou cromossoma y que gera machos. Em algumas espécies, pássaros por exemplo, é ao contrário nesse sentido, pois é a célula óvulo que tem os dois sexos e quem decide os cromossomas.

Continuar...