Exames cardíacos no gato (ecocardiografia)

English Czech German Danish French Icelandic Italian Dutch Norwegian Portuguese Swedish

[Traduzido por Simone Alonso, Lusitania Cattery]

Quando quiser testar o seu gato em relação a CMH, pode contactar um dos veterinários reconhecidos pelo "Comité do Clube Sueco do Maine Coon". Os veterinários indicados têm muita experiência nesta área do exame cardíaco. Este grupo profissional coopera com o Clube Sueco do Maine Coon, e o objectivo é a obtenção de igual qualidade no resultado seja quem for o veterinário escolhido nesta lista.

Clicar aqui para ver a lista actual dos veterinários associados ao Clube Sueco do Maine Coon no combate a CMH nos gatos.

Quando for ao veterinário, terá que levar o formulário apropriado para a análise do despiste da CMH. Pode fazer um download ao clicar:

Aqui para o download do formulário da CMH.

Agradecemos que complete as informações relativas ao gato no impresso e não esqueça de o assinar. Terá que levar este impresso e o pedigree do gato no dia do exame.

O gato terá que ter microchip ou tatuagem para ser registado nos arquivos do Clube Sueco do Maine Coon.

O veterinário completará as partes relativas ao resultado do teste da CMH e mandará uma cópia do impresso ao Clube Sueco do Maine Coon. Sessenta dias mais tarde, os resultados do exame estarão disponíveis para o público em geral.

Recomendações aos criadores

A pesquisa mostra que a CMH tém como origem um gene autossomal dominante com penetração incompleta e expressão variável no Maine Coon. Isto significa que a doença não se exprime sempre de forma evidente apesar de o gene ser dominante. Estima-se que a CMH pode ser diagnosticada em 10 á 15 % dos Maine Coons.

Sendo a CMH uma doença progressiva, ou seja uma doença que se desenvolve de forma gradual ao longo dos anos, torna-se muito difícil isolá-la. O Clube Sueco do Maine Coon elaborou um programa para ajudar os criadores a uma melhor selecção dos seus reprodutores no intuito de reduzir progressivamente o número de portadores desta doença.

O Clube Sueco do Maine Coon trabalhou com o Professor e Cardiologista Dr. Jens Häggström (Universidade de Ultuna), muito competente nesta matéria, para elaborar recomendações relativamente aos despistes da CMH e a selecção dos reprodutores para a raça do Maine Coon.

Clicar aqui para ler as recomendações relativas aos despistes da HCM e avisos sobre criação.

Necessita de ajuda?

Se tiver alguma dúvida, não hesite em escrever para os nossos contactos relativos ao programa de saúde!