Radiografia da Anca - Informação para o veterinário

English Czech German Danish French Icelandic Italian Dutch Norwegian Portuguese Swedish

[Traduzido por Roberta Martire, Chatterie des Mûres Sauvages]

O Swedish Maine Coon Cat Club foi fundado para estudar a saúde da raça Maine Coon e promover a sua existência futura. Parte desse trabalho de melhorar a saúde consistiu em iniciar o programa de saúde para reduzir a incidência de displasia da anca em Maine Coons.

As of June 1, 2010 the health programme will be run directly by PawPeds.

Nós colaboramos com o veterinário e radiologista especialista Dr Lars Audell que avalia todas as radiografias em nome do Swedish Maine Coon Cat Club. Nós acreditamos que é muito importante que essas radiografias sejam avaliadas por um só veterinário, para que as avaliações sejam o mais consistente possível. Abaixo você vai encontrar uma explicação breve sobre como a radiografia deve ser realizada e como preencher e usar o formulário original da Radiografia da Anca. Os proprietários dos gatos de outras raças também são bem-vindos à usar o mesmo formulário.

IMPORTANTE: Favor notar que o gato deverá ter identificação e também um microship ou tatuagem, que deverá ser verificado antes. O número de identificação deverá ser colocado na radiografia.

É igualmente importante que o formulário original seja utilizado: uma das partes desse formulário deve ser preenchida pelo proprietário e a segunda parte pelo veterinário. Nesse formulário, o proprietário deve assinar a permissão para que os resultados sejam enviados ao registro público antes da radiografia ser feita. Nós precisamos de uma quantidade suficiente de formulários submetidos para avaliar corretamente a frequência do HD nas raças e o efeito dos testes nas gerações futuras. Você encontrará aqui também o endereço do Dr Lars Audell para onde as radiografias devem ser enviadas junto com o formulário.

Nós recomendamos - caso necessário - que seja dado um sedativo leve ao gato (injetável) antes da radiografia, para facilitar o posicionamento do gato. No entanto, o gato não deve ser jamais sedado completamente pois isso pode afetar o resultado da avaliação.

A rotina é a mesma rotina das radiografias das ancas de cão. A região pélvica e os joelhos devem aparecer na radiografia. As pernas devem estar paralelas e as juntas dos joelhos devem estar alinhadas com o osso da cintura. As pernas não devem estar viradas nem para dentro nem para fora.

As escalas de avaliação usadas são as mesmas usadas para cães, mas devido ao fato da fotografia anatômica ser diferente para gatos, o ângulo Norbet ("Norberg's angle") não é usado. Isso significa que nós não usamos a escala de avaliação ABCD. Ao invés disso, usamos "normal", "limite", "1", "2" e "3".

NOTA: As radiografias e o formulário original preenchido e assinado devem ser juntos enviados pelo veterinário para avaliação, no endereço à seguir:

Per Eksell, XL Vet AB
Postvägen 7
SE-748 41 ÖRBYHUS
Sweden

Se você desejar ser informado dos resultados, o proprietário do gato poderá lhe fornecer uma cópia do resultado da avaliação.

Para baixar o formulário do teste HD clique aqui!

Ajuda!

Se você tiver alguma questão, por favor não deixe de de contatar o contact persons do Programa de Saúde!